AUMENTO DA CAPACIDADE EXTINTORA: QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO?

Um incêndio pode ocorrer em todo e qualquer tipo de edificação, seja ela comercial ou residencial. Por conta disso, existe uma série de órgãos trabalhando diariamente para estabelecer qual é a melhor forma de prevenir e combater incêndios. A equipe de técnicos e engenheiros da BUCKA está constantemente desenvolvendo e aperfeiçoando produtos, para elevar sua performance.

O QUE É A CAPACIDADE EXTINTORA?

 

A capacidade extintora de um extintor de incêndio portátil ou sobre rodas (carretas) é, basicamente, o nível de eficiência do mesmo, ou seja, o poder de extinção que o mesmo possui. Tal métrica é obtida a partir de ensaios normalizados, feitos de acordo com as normas ABNT NBR 15808, para extintores de incêndio portáteis, e ABNT NBR 15809, para extintores sobre rodas (carretas).

Ainda sobre a capacidade extintora, vale ressaltar que a mesma é medida de forma diferenciada para cada tipo de equipamento: a capacidade de extintores classe A é calculada com base na extinção de fogo em engradados de madeira; os de classe B, em líquidos inflamáveis e os de classe C em sua condutividade elétrica.

COMO É MENSURADA A CAPACIDADE DE UM EXTINTOR?

 

Quando falamos da capacidade extintora de um equipamento, é comum que utilizemos um número e uma letra para descrevê-la, como por exemplo 10A ou 10B. O número é utilizado para representar o grau de eficiência do agente extintor e a letra o tipo de fogo para o qual aquele equipamento é indicado. Extintores que podem ser utilizados para apagar múltiplos tipos de incêndio costumam possuir múltiplas letras e números.

COMO SABER A CAPACIDADE EXTINTORA DE UM EXTINTOR?

 

Por lei, a capacidade extintora de um determinado equipamento precisa estar claramente visível em seu rótulo.

ONDE ENCONTRAR EQUIPAMENTOS QUE RESPEITEM A REGULAMENTAÇÃO?

 

Ao buscar um extintor, é altamente recomendável que você não esqueça a importância que esse equipamento possui; ele é um item de segurança indispensável, que precisa ser muito bem fabricado para funcionar corretamente na hora da necessidade. Por conta disso, esse equipamento precisa ser devidamente certificado pelo INMETRO. Na hora de adquirir extintores para a sua residência ou empresa, portanto, conte com o auxílio da Bucka, uma empresa que está há décadas no mercado, possuindo certificado ISO 9001:2008 e ampla experiência na fabricação de diferentes tipos de equipamentos de combate a incêndio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *