Conheça o sistema CAF de combate a incêndio

Conheça o sistema CAF de combate a incêndio

Você já ouviu falar no “Sistema CAF”? Se você não trabalha com isso ou se está entrando em contato com esse assunto pela primeira vez agora, as chances de que você tenha respondido não essa pergunta são grandes.

O QUE É O SISTEMA CAF?

Antes de falarmos dos benefícios desse sistema, é preciso deixar claro o que, exatamente, é o “Sistema CAF”. O primeiro passo, para tanto, é compreender que “CAF” nada mais é que o acrônimo de “Compressed Air Foam”, uma expressão em inglês que significa, em tradução livre, “Espuma com Ar Comprimido”.

A sigla “CAF”, portanto, é utilizada para descrever um sistema de alta energia que utiliza ar ou nitrogênio comprimido para aplicar espuma de combate a incendio (LGE classe A ou B), que será responsável por extinguir (ou pelo menos controlar) um incêndio.

COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA?

Para que o agente extintor possa ser expelido, o sistema pode ser projetado de 2 formas:

  1. Bomba de Incêndio + Compressor de Ar + Proporcionador de Espuma
  2. Tanque com pré mistura (pre-mix de água e LGE) + Cilindro de Nitrogênio

A solução de água e LGE, seja em pre-mix ou dosada através de proporcionador é misturada com o ar comprimido ou nitrogênio de forma que sejam criadas pequenas bolhas de tamanho uniforme, que, ao serem aplicadas no incêndio, farão com que as superfícies sejam resfriadas e isoladas.

ONDE SE UTILIZA O “SISTEMA CAF”?

Esse sistema foi originalmente desenvolvido para combater incêndios florestais. Hoje, no entanto, ele é utilizado não apenas para isso, mas também para combater incêndios em uma série de outros locais, inclusive em ambientes urbanos, como casas e edifícios, por exemplo.

QUAIS AS VANTAGENS DO SISTEMA CAF?

A popularidade desse sistema justificada, com o mesmo apresentando uma série de vantagens, como por exemplo:

  1. ECONOMIA DE RECURSOS: uma das principais vantagens do “Sistema CAF” é a sua eficiência, com o mesmo tendo a capacidade de extinguir até mesmo as chamas mais difíceis com rapidez, utilizando pouca quantidade de agente extintor para tanto – estima-se que esse sistema seja de 4 a 5 vezes mais eficiente do que a água para combater incêndios;
  2. FÁCIL DE MANUSEAR: esse sistema costuma ser fácil de manusear, fazendo com que possa haver uma melhor divisão de tarefas em caso de emergência;
  3. EFICIENTE: o agente extintor liberado pelo “Sistema CAF” é capaz de reduzir consideravelmente a temperatura das chamas, fazendo com que haja menos risco de flash-over (reincidência das chamas);
  4. ISOLANTE: o agente lançado por esse sistema é capaz de isolar rapidamente as chamas, fazendo com que elas não se propaguem.

ONDE ADQUIRIR ESSE EQUIPAMENTO?

Se você se interessou por esse tipo de sistema, ou mesmo se ainda está com dúvidas e gostaria de esclarecê-las, não deixe de entrar em contato com a Bucka, uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos e sistemas de combate a incêndios que foi pioneira no desenvolvimento do Sistema CAF no Brasil.

COMENTE!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *.
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>