Entenda para que serve o “A.V.C.B”

Categoria: Sem categoria

Entenda para que serve o "A.V.C.B"

Seja qual for o tipo de estabelecimento no qual você se encontra, industrial, comercial ou residencial, o risco de incêndio é um ao qual você está sempre exposto. Sem dúvida, fogo e explosões são responsáveis por causar anualmente uma grande quantidade de acidentes que culminam em perdas pessoais e materiais, com esse tipo de ocorrência sendo um perigo real, que deve ser sempre levado a sério e, quando possível, mitigado.

Por mais que muitas vezes alguns tipos de acidentes sejam inevitáveis, com os mesmos estando fadados a ocorrer por mais preparados que estejamos, devemos, ainda assim, procurar fazer tudo o que está ao nosso alcance para nos preparar da melhor forma possível para diminuir as chances de que incêndios e explosões ocorram e para que estejamos preparados para reagir caso algo venha a acontecer. Dentre os diversos tipos de medidas possíveis que podemos tomar, uma das mais importantes é a obtenção do “A.V.C.B.”, uma atitude que parece simplória mas que é de extrema importância.

O QUE É O “A.V.C.B.”?

Pode até parecer complicado, mas não é: “A.V.C.B.” é apenas o acrônimo de “Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, um tipo de documento expedido pelo “Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo” (cuja sigla é CBPMESP) para atestar que determinada edificação foi devidamente vistoriada e possui todas as condições necessárias de segurança contra incêndios.

QUEM PRECISA DELE?

Toda e qualquer edificação que está sendo construída, reformada, ampliada, regularizada e/ou encontra-se sob processo de mudança de ocupação necessita desse tipo de documento, com a única exceção sendo a das residências unifamiliares.

COMO TIRAR O “A.V.C.B.”?

Se você se encontra dentro do grupo de pessoas que precisa do “A.V.C.B.”, saiba que não é tão difícil assim conseguir esse documento. Para tanto, você irá precisar primeiro de um “Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios”, uma espécie de relatório que tem o objetivo de descrever todo e qualquer tipo de material e/ou ação que será necessária para que uma determinada edificação seja considerada segura e tenha fácil acesso ao exterior em caso de emergência. Tal relatório pode ser emitido por qualquer profissional de nível superior que esteja credenciado no “Conselho Geral de Engenharia e Agronomia” e possa realizar anotações de responsabilidade técnica, sendo que depois de emitido ele deverá ser entregue ao corpo de bombeiros para que eles marquem um dia para visitar o local, confirmar que tudo foi feito da forma correta e prosseguir para a expedição do “A.V.C.B.”.

QUAL A VALIDADE DO “A.V.C.B.”?

A validade do “A.V.C.B.” irá variar de acordo com o tipo e o local do estabelecimento. Para edificações em São Paulo, por exemplo, ele pode ser de 1, 2 ou 3 anos, dependendo do tipo de atividade que é realizada no local – estabelecimentos que tem maior propensão a ter problemas, como uma indústria, por exemplo, terá um documento com validade menor que a de um escritório, por exemplo.

OS PERIGOS DE UM “A.V.C.B.” VENCIDO

Se você estiver com esse documento vencido você não só estará colocando em risco a segurança do seu estabelecimento e daqueles que o frequentam, mas também de suas finanças, haja vista que isso poderá levar a multas, punições e até mesmo interdições. Fora isso, em caso de acidente, a seguradora poderá se recusar a pagar o sinistro caso essa documentação não esteja em dia.

Se você precisa tirar ou renovar o seu “A.V.C.B.”, conte com a Bucka na hora de comprar os equipamentos de segurança necessários. Somos uma empresa internacional, que atua há anos no mercado e que possui as principais certificações, como o ISO 9001, por exemplo. Nossa equipe é composta de profissionais experientes e bem treinados, que farão o possível para ajudá-lo a encontrar a melhor solução possível para a sua situação.

Comentários

1 Comentário

  1. REINALDO HELIO FACHINI disse:

    isso tem muita avalia. Bom trabalho…

    Bombeiro profissional Civil.

    RE 5340X. São Paulo.

COMENTE!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *.
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>