MANGUEIRAS DE INCÊNDIO: QUAL TIPO COMPRAR?

A maior parte dos locais que abrigam com frequência uma grande concentração de pessoas, como edifícios residenciais, centros de convenções e indústrias, por exemplo, precisam contar com um sistema de combate à incêndios eficiente. Esses sistemas costumam ser compostos de muitos elementos, como detectores de fumaça, botoeiras, extintores, porém um dos mais importantes deles é a mangueira de incêndio.

QUAL A FUNÇÃO DA MANGUEIRA DE INCÊNDIO?

 

A mangueira de incêndio, assim como a mangueira convencional, tem a função de canalizar a água que sai de uma fonte e permitir que a mesma seja direcionada para um determinado ponto. A diferença entre ambas, no entanto, é que a de incêndio é feita de forma diferenciada, com materiais específicos, sendo mais resistente a abrasão e capaz de aguentar pressão bem maior, o que a torna ideal para o combate às chamas.

EXISTE APENAS UM TIPO DE MANGUEIRA?

 

Não, no mercado você encontra 5 tipos distintos de mangueira. São eles:

TIPO 1: a mangueira de tipo 1 é recomendada para edifícios residenciais, sendo excelente para apagar chamas em materiais sólidos, como madeira , papel e tecido, por exemplo. Trata-se do tipo mais comum de mangueira.

TIPO 2: a de tipo 2, por sua vez, é utilizada em edificações comerciais, industriais e pelo corpo de bombeiros, sendo mais resistente que a de tipo 1. Ela possui reforço têxtil em seu corpo, assim como a de tipo 1.

TIPO 3: a mangueira de tipo 3, tambem conhecida como dupla capa, é indicada para a área naval, sendo extremamente resistente à abrasão e capaz de operar com pressão consideravelmente maior que a de tipo 1 e 2, fazendo com que ela seja ideal para situações críticas.

TIPO 4 E 5: tanto a mangueira de tipo 4 como a de tipo 5 trabalham com alta pressão e possuem nível altíssimo de resistência à abrasão. Por conta disso, ela é utilizada apenas pelo corpo de bombeiros ou por indústrias pesadas, com alto nível de abrasão.

COMO ESCOLHER A MELHOR MANGUEIRA?

Comprar uma mangueira de incêndio é uma tarefa importante, que deve ser feita com calma, atenção e paciência, já que se você não escolher bem, poderá estar colocando não apenas a sua edificação em risco, mas também a vida daqueles que transitam ou vivem nela. Uma boa dica para garantir a qualidade da mangueira que será adquirido é procurar um bom fornecedor, que venda apenas produtos devidamente certificados pela ABNT. Para tanto, conte com o auxílio da Bucka, uma empresa certificada com o ISO 9001, que está há anos no mercado e possui ampla experiência nos diferentes tipos de aparatos que compõem um sistema de combate a incêndio eficiente.

COMENTE!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *.
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>