Perguntas comuns sobre sistemas de Halon


Última atualização: 03/10/2023 às 14h
Tempo de leitura: 2 minutos

Eu preciso trocar meu sistema de incêndio de Halon existente?

Não há nenhuma regra para a substituição do antigo sistema de supressão por Halon. Por volta dos anos 90 esse sistema parou de ser produzido, pois seu gás é prejudicial à camada de ozônio. Entretanto, sua utilização não foi banida. O fato é que ainda existem milhares desses sistemas ainda ativos, e seu agente ativo ainda pode ser adquirido no mercado e/ou reciclado. O problema está na descontinuidade do sistema, e sua disponibilidade limitada para a substituição de peças – o potencial de risco em sistemas que não tem manutenção é grande.

O sistema de supressão por Halon é seguro?

Se você se encontrar em uma sala durante um perigo de fogo, a descarga do sistema de Halon é segura e não vai causar danos à sua integridade. A indústria de proteção contra fogo tentou por mais de 40 anos disseminar essa mensagem, mas ainda hoje existem pessoas que acham que o gás liberado é perigoso. A crença errada mais comum é que o halocarbono remove o oxigênio do ar, contudo o que acontece é que o sistema reage com todos os três principais componentes presentes em um incêndio: combustível, oxigênio e fonte de ignição, e não removendo o oxigênio.

Então, o quão seguro ele é? Uma pesquisa intensa foi realizada para determinar a toxicidade do Halon com o tempo. No passado, essas pesquisas eram realizadas através de observação em animais de laboratório, e os pesquisadores testavam e determinavam dois níveis principais de concentração do agente: o NOAL (Sigla em inglês para Nível de Não Observação de Efeito Adverso) e o LOAL (Sigla em inglês para Nível de Observação de Efeito Mínimo). Mais recentemente, os pesquisadores utilizaram um método chamado “Modelo farmacocinético psicológico”, para determinar uma avaliação mais precisa da duração de tempo que uma pessoa pode ser exposta ao composto químico. Através desses estudos, os níveis de concentração e tempo de Halon que uma pessoa pode ser exposta ao produto determinaram que é seguro.

Eu ainda posso instalar o sistema de Halon?

Esse tipo de sistema não é mais produzido, mas seu agente ainda está disponível no mercado em formato reciclado. Por esse motivo, ainda é permitida sua recarga hoje em dia. Não há nada que obrigue o usuário ou empresa a remover esse sistema, mas seus componentes para manutenção são muito limitados no mercado, por vezes extintos.

Como eu reciclo o sistema de Halon?

Se o Halon etá alojado em cilindros, ele pode ser reutilizado. Alguns distribuidores e usuários tem feito isso por anos, antes mesmo de ser constatados os danos à camada de ozônio. A reciclagem é a única maneira de se obter o sistema, e é uma prática altamente recomendada.

Contate a Bucka para a reciclagem, remoção ou substituição de seu sistema antigo!

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando