Qual a estrutura contra incêndio de uma Indústria Petroquímica?

O sistema contra incêndio de uma indústria petroquímica é desenvolvido para atender as necessidades especificas do local, prevendo a segurança dos funcionários.

A estrutura deve ser eficiente, para atuar em instalações com grandes riscos como refinaria, terminais, instalações de produção da indústria farmacêutica e química.

Contratação de um sistema contra incêndio

Antes de instalar um sistema em uma indústria com alto risco, o responsável deve explorar o atendimento de uma empresa de projetos competente que ofereça uma avaliação de risco baseada no cenário, bem como a modelagem, possíveis consequências de incêndio, explosão e planejamento de emergência.

No entanto, além da aplicação de planos de gestão de catástrofes, o sistema de combate a incêndio deverá oferecer um planejamento de continuidade operacional, gestão de crises e engenharia de incêndio.

Indústria Petroquímica – Importância dos sistemas de combate a incêndio

O sistema instalado em uma indústria petroquímica deverá apresentar características de alto desempenho, sendo essencial a realização das etapas:

  • Análise de riscos conforme normativas vigentes, avaliando ambiente e produtos utilizados;
  • Efetuar cálculos e elaborar projetos que contemples as características do local;
  • Fornecer a fabricação, montagem e um projeto de instalação eficiente;
  • Realização efetiva de testes e treinamentos para funcionários, bem como instrução em caso de incêndios;
  • Efetuar manutenção dos sistemas conforme normas em vigor (NBR/NFPA/ANP).

Equipamentos utilizados no combate a incêndio

Os equipamentos utilizados no combate a incêndios nas industrias petroquímicas apresentam elevado desempenho no combate as chamas, sendo os mais comuns:

  • Extintores portáteis de alta vazão;
  • Extintores sobre rodas de pó químico e espuma mecânica;
  • Sistema de hidrantes;
  • Sistemas de detecção por IR/UV;
  • Sistema de espuma com Central de LGE, canhões de alta vazão, entre outros dispositivos.

Modelos de mangueira para indústrias pesadas

A escolha da mangueira de incêndio para ambiente industrial pode ser nos modelos 2,3,4 e 5. Porém para indústrias pesadas, que lidam com produtos químicos, o ideal é utilizar os tipos 4 e 5.

  • Mangueira de incêndio TIPO 4

A mangueira TIPO 4 apresenta alta resistência a abrasão, superfícies quentes e dispõe de alta durabilidade. O produto é indicado para transporte de líquidos na indústria naval e opera em plataforma de perfuração e agricultura.

  • Mangueira de incêndio tipo 5

 A opção de mangueira no TIPO 5 se enquadra com eficiência na área industrial, em que apresenta resistência a abrasão e alta durabilidade no combate a chamas. O equipamento é usado para transportar líquidos na indústria naval, operar em plataformas de perfuração e agricultura.

Serviço de instalação de sistema de combate a incêndio

Bucka disponibiliza produtos completos para o combate a incêndios para atender o setor industrial. A equipe da Bucka oferta as melhores soluções e projetos como a demanda e dimensão da empresa. Consulte nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *