Extintor Classe D – Fogo em metais pirofóricos

Extintor Classe D - Fogo em metais pirofóricos

Todo tipo de incêndio, para quem não é especialista no assunto, parece igual em um primeiro momento. Tal crença, no entanto, não é apenas equivocada, mas também perigosa, considerando que a partir do momento que acreditamos nisso, deduzimos que devemos extinguí-las da mesma forma, sendo que combater um foco de incêndio com ferramentas equivocadas pode ser uma atitude extremamente imprudente, que pode não só fazer com que as chamas aumentem, mas também causar explosões. Pense, por exemplo, na diferença entre uma fogueira e um incêndio causado por um curto-circuito; se você tentar apagar a fogueira com água, irá conseguir apagar as chamas, porém se jogar água em um fogo causado por problemas elétricos, fará com que a situação se agrave.

Sem dúvida, combater um incêndio não é algo que deve ser feito de forma leviana, sendo altamente recomendável que se conheça os tipos de incêndio que existem, o que os causas e como combate-los!

TIPOS DE INCÊNDIO

Os incêndios são classificados em classes, A, B, C, D e K, com as mesmas sendo definidas de acordo com o tipo de material que está em combustão: incêndios de classe A são aqueles que afetam materiais que queimam rápido, como por exemplo papel, papelão e tecido; incêndios de classe B são ocasionados por queima de material inflamável, como gasolina, querosene e gás butano; incêndios de classe C ocorrem por conta de problemas elétricos, como curto-circuito; incêndios de classe D, por sua vez, são causados pela queima de substâncias pirofosfóricas, como fogos de artifício, por exemplo. Já a classe de incêndio K trata de fogo em óleos e gorduras em cozinhas.

INCÊNDIOS DE CLASSE D

Para que possamos entender o que, exatamente, é um incêndio de classe D e como ele tem origem é, preciso, primeiro, compreender é uma substância pirofosfórica.

Piroforicidade é a tendência que um determinado material tem de reagir com o ambiente e entrar em combustão quando ele se encontra na forma de partículas finas. Tal propriedade faz com que esses materiais entrem em combustão mesmo sem que haja uma fonte clara de ignição.

Os metais são alguns dos materiais que apresentam maior piroforicidade, com a mesma podendo ocorrer com elementos como sódio, lítio, magnésio, urânio, potássio, césio, alumínio, dentre outros.

Por conta da particularidade desses elementos, incêndios de classe D são extremamente perigosos e difíceis de controlar, devendo-se lidar com o mesmo por meio do uso de material apropriado, como será visto a seguir.

EXTINTOR DE CLASSE D

Assim como ocorre com os incêndios de classe C, os incêndios de classe D não podem ser extinguidos com água, já que esse tipo de substância até agrava o problema. Por conta disso, a melhor forma de acabar com esse tipo de incêndio são os extintores de incêndio de classe D, que são capazes de depositar nas chamas agente extintor à base de sais especiais, que são capazes de isolar o metal do oxigênio, levando ao resfriamento e, consequentemente, a rápida extinção das chamas.

Por fim, vale ressaltar que extintores de classe D convencionais não devem ser usados para apagar incêndios causados por lítio. Consulte a Engenharia da Bucka para saber o pó ideal para cada aplicação.

ONDE ADQUIRIR UM EXTINTOR CLASSE D?

Na hora de comprar os equipamentos de segurança contra incêndio da sua residência e/ou empresa, é preciso não apenas escolher o tipo correto de equipamento, mas também um fornecedor de qualidade, que lhe venda um produto devidamente assegurado, que não irá lhe deixar na mão na hora do aperto.

Para tanto, conte com a Bucka, uma empresa especializada no fornecimento de equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio. Nossos profissionais estão à disposição para ajudá-lo a encontrar a melhor solução possível para a sua situação.

COMENTE!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *.
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>