Sistema de supressão por CO2: sistema fixo de combate a incêndios em navios e plataformas offshore

Sistema de supressão por CO2 sistema fixo de combate a incêndios em navios e plataformas offshore

O sistema de supressão por inundação de CO2 é um dos tipos mais comuns de sistemas de combate à incêndios fixos, sendo muito instalados em navios e plataformas offshore. Ele libera dióxido de carbono (CO2) em grande quantidade em um determinado espaço (como uma sala de máquinas ou um porão) que esteja pegando fogo. O CO2 é capaz de sufocar as chamas, fazendo com que elas não se alastrem para o resto do navio. Para funcionar, diversos cilindros de CO2 são colocados em um local separado do risco. Esses cilindros contém CO2 em estado líquido. Quando um fogo saí de controle, não sendo possível combate-lo com outros instrumentos, como extintores, por exemplo, o sistema de supressão por inundação de CO2 entra em ação – o CO2 é enviado dos cilindros até o local que está em chamas através de tubulações de aço carbono, até chegarem aos difusores, por meio dos quais será liberado o gás no local para extinguir as chamas.

POR QUE O CO2 É UTILIZADO?

O dióxido de carbono é o componente químico utilizado em um sistema de supressão por inundação de CO2. Ele é um agente supressor eficiente, que pode ser utilizado em diversas situações. Ele tem boa taxa de expansividade, o que permite que ele aja de forma rápida; quando aplicado às chamas, o CO2 cria uma espécie de cortina densa de gás, que impede que o nível de oxigênio aumente e chegue ao ponto de combustão. Fora isso, como o CO2 é um composto de carbono e oxigênio, ele é incolor e provoca tosse quando inalado; em grandes concentrações, é asfixiante. O CO2 em baixa e alta pressão é comumente utilizado em navios para proteger a sala das máquinas, a sala da bombas, o porão e até mesmo os dutos da cozinha.

Os principais equipamentos utilizados em um sistema de CO2 podem ser encontrados neste link:

http://www.bucka.com.br/sistema-de-combate-a-incendio/sistema-de-co2/

Existem diversas vantagens que fazem com que o CO2 seja um dos métodos preferidos de combate à incêndios. São elas:

  • A densidade do CO2 é cerca de 1,5 vezes maior que a dor ar, o que faz com que ela desloque o ar e tome o seu lugar, o que ajuda a extinguir as chamas mais rapidamente;
  • Pode ser facilmente liquefeito e envasado em cilindros;
  • CO2 com concentração de 20% ou 30% é capaz de extinguir as chamas por sufocamento;
  • Não é corrosivo;
  • Não é condutor de eletricidade;
  • Não deixa resíduos;
  • Não deteriora com o tempo.

Caso você esteja pensando em investir em um sistema de supressão por inundação de CO2, não deixe de falar com a Bucka, uma empresa que possui ampla tradição nesse mercado, sendo especialista não apenas em sistema de supressão por inundação de CO2, mas também em diversos outros tipos de equipamentos de combate à incêndio. Todos os produtos comercializados pela Bucka possuem ISO 9001.

COMENTE!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *.
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>