DO QUE É COMPOSTO UM CAMINHÃO DE BOMBEIROS?

O caminhão de bombeiro é um veículo que gera fascínio e curiosidade, sendo admirado por um grande número de pessoas, sejam elas adultas ou crianças. Apesar disso, poucas pessoas sabem como esse tipo de veículo funciona e quais acessórios o compõem. Ficou curioso? Então veja o texto que preparamos a seguir com os principais componentes de um caminhão de bombeiros.

1. TANQUE DE ÁGUA

A presença de um tanque de água em um caminhão de bombeiro não é surpresa para ninguém, afinal esses profissionais precisam de grandes quantidades de água para extinguir incêndios. Os caminhões conhecidos como AT (Auto Tanque) podem ter reservatórios de até 12 mil litros. Por conta disso, sempre que os bombeiros precisam utilizar grandes quantidades de água, eles conectam o seu tanque a alguma outra fonte de água, como por exemplo, um hidrante, um caminhão pipa ou mesmo uma piscina, que será responsável por repor imediatamente a água que está sendo utilizada e garantir que não falte na hora do combate as chamas.

2. BOMBA DE COMBATE A INCÊNDIO

Além do tanque, é preciso que os caminhões possuam uma bomba de água, que deverá garantir que a água seja lançada com a pressão necessária, possibilitando o alance em maiores distâncias. Esses caminhões costumam possuir bombas de até 1.000 GPM (3.785 litros por minutos).

3. CABINE ESPECIAL

Normalmente a cabine desse tipo de caminhão é dupla, sendo capaz de comportar um motorista e 5 bombeiros. Fora isso, ela possui bancos com encosto especial, que tem espaço para o comportar o equipamento de proteção respiratória – isso é útil a medida que permite que o bombeiro comece a se vestir no quartel e termine no caminhão, o que melhora consideravelmente o tempo de resposta da equipe.

 

4. ESCADA GIRATÓRIA

Um caminhão de bombeiro ABE (Auto Bomba Escada) costuma possuir uma escada de alumínio acoplada a ele, que tem extensão de 19 metros e capacidade de girar 360 graus. Na ponta da escada, é possível acoplar uma plataforma ou um cesto, utilizada para facilitar o resgate em alturas elevadas.

5. SAPATA DE ESTABILIZAÇÃO

Uma sapata é um tipo de calço que tem o intuito de aumentar a estabilidade do caminhão e permitir que a escada seja erguida com maior segurança, o que evita que a escada forme uma alavanca e tombe o veículo.

 

6. PAINEL DE CONTROLE

Se o caminhão de bombeiro fosse o corpo de um ser humano, o painel de controle seria o cérebro, responsável por controlar e gerenciar todos os outros acessórios e equipamentos. Por lá, portanto, estão os manômetros (indicadores de pressão), válvulas, horímetro (uma espécie de relógio de utilização), saída de água e de espuma, controle do sistema de espuma, voltímetros e uma série de outros itens.

COMENTE!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *.
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>