Water mist: Tudo que você precisa saber sobre esse sistema de combate a incêndio.


11 de julho de 22
Water Mist

O sistema water mist de combate a incêndio é comumente usado para proteção de equipamentos sensíveis ou ambientes que necessitem de proteção com mínimo dano.

Os sistemas que funcionam através do water mist (água em névoa) usam água pressurizada e aspersores específicos para dispensar o líquido como pequenas gotas. O que diferencia o water mist dos sistemas tradicionais de sprinkler ou spray é o tamanho das gotas de água.

Para que um sistema seja considerado névoa de água, ele precisa ter gotículas menores que 1.000 mícrons, como referência, temos os sistemas de aspersão mais tradicionais que produzem gotículas em torno de 5.000 mícrons.

Gotículas menores se traduzem em um aumento no número de gotículas que podem ser dispersas. Quanto mais numerosas forem as gotículas de água, maior será a área da superfície da água exposta ao calor, mais gotas vão evaporar e se transformarão em vapor que absorverá mais calor.

Principais vantagens do sistema water mist.

O water mist tem uma grande vantagem sobre um sistema de sprinkler convencional, pois a névoa pode penetrar em todos os lugares e, assim, resfriar e extinguir chamas com muita eficiência. A vantagem dessas gotículas menores é que elas criam uma superfície de água maior e podem, portanto, formar uma área de superfície maior para transportar calor.

A névoa fina também tem menor velocidade de sedimentação e pode envolver o objeto em chamas. Muitas vezes, pode até atingir fontes ocultas de fogo que não podem ser alcançadas com jatos de mangueiras, por exemplo.

Sua ação permite que mais calor seja extraído da fonte do incêndio e o efeito de resfriamento tem um impacto direto muito positivo na temperatura ambiente. A névoa de água também ajuda no controle da fumaça e partículas de fuligem.

Principais áreas e usos para o sistema water mist de supressão.

Os sistemas de supressão de névoa de água são altamente eficazes quando usados ​​para aplicações específicas, como instalações insdustriais, equipamentos eletrônicos sensíveis e geração de energia elétrica.

A névoa de água funciona melhor nessas aplicações porque a água não é apenas mais segura do que outros agentes extintores, mas a forma como é fornecida (como uma névoa) pode proteger equipamentos sensíveis que, de outra forma, seriam danificados pela água de um sistema de aspersão tradicional.

Eficiência e redução de custos

Os sistemas de water mist (água em névoa) também podem reduzir os custos quando comparados aos sistemas com agentes químicos. Usados ​​para combater incêndios alimentados por líquidos inflamáveis, os sistemas químicos secos podem ser difíceis de limpar e podem danificar equipamentos eletrônicos.

Sobre a Bucka

Somos uma empresa especializada e dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de prevenção e combate a incêndios e poderemos ajudar você a fazer a escolha certa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *