LGE – líquido gerador de espuma – Entenda o que é e quais suas funções

O líquido gerador de espuma- LGE consiste em uma substância formada pela concentração sintética do produto. O diferencial do LGE está em não ser toxico e biodegradável.

A substância foi desenvolvida para suportar altas temperaturas e garantir um produto de qualidade. O LGE ainda contêm surfactantes fluorados específicos e aditivos que proporcionam maior fluidez, estabilidade, resistência à temperatura e elevada velocidade. O produto é fabricado para extinguir incêndios em hidrocarbonetos e solventes polares.

As características da espuma também são pontos atrativos dos produtos, pois apresentam densidade baixa, contornam obstáculos e flutuam sobre líquidos inflamados. A principal função do LGE é combater incêndios classificados por categorias A e B, os quais são identificados pela presença de hidrocarbonetos e solventes polares.

Principais características do LGE

Devido a densidade e expansão, o LGE atua na superfície do líquido inflamado, diante disso, o material forma uma proteção e impede a passagem de gases em alta temperatura, o que proíbe o contato do ar com o produto inflamável. O LGE pode apresentar característica doce, salgada ou salobra, lembrando que a proporção e modo de uso de equipamento será definido conforme o tipo de fogo a ser combatido.

Modo de uso LGE

O produto LGE é utilizado conforme a classificação do incêndio, diante disso, as chamas decorrentes da classe B, as quais envolvem petróleo, gasolina, óleo diesel e demais combustíveis podem ser detidas com o auxílio da espuma.

O equipamento age também no combate a incêndios da classe A, os quais são decorrentes de madeira, papel, algodão e tecidos. Para facilitar o desempenho do LGE, existem mecanismos que podem auxiliar no trabalho do LGE. A primeira etapa para o equipamento agir com alto desempenho é impedir a liberação de gases, sendo assim o produto cria uma camada de proteção. O segundo procedimento visa retirar o oxigênio da superfície inflamável, por meio de espuma de elevada categoria. Por fim, a espuma drena o líquido, indicado para resfriar as superfícies metálicas. Funcionando da seguinte forma:

  • Cobrindo a área das chamas e isolando o contato com vapores inflamáveis;
  • Resfria aos combustíveis;
  • Supre os vapores inflamáveis para não espalhar-se ao ar.

Instalação do LGE

O LGE é um produto de alta potência, instalado estrategicamente em locais de diferentes áreas de risco como armazéns, barragens, hangares de aviões e costumam apresentar embalagem especificada como características tridimensionais.

Os concentrados, chamados de AFFF produzem espumas as quais formam um fino filme aquoso sobre as chamas. A presença da proteção permite o resfriamento do combustível e na supressão dos vapores. As espumas AFFF são compatíveis com o pó químico e o equipamento funciona como um escape em caso de chamas, assim a espuma detém ao fogo de forma suficiente.

Na Bucka, o LGE está disponível com características atrativas e de alto potencial. Consulte nossos vendedores e conheça as particularidades de cada equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *