Os perigos da fumaça de incêndio

Categoria: Sem categoria

Os perigos da fumaça de incêndio

Embora o fogo seja simbolicamente um dos elementos mais perigosos da natureza, o que poucos sabem é que a maior fatalidade de um incêndio decorre da inalação da fumaça.

Ao contrário do senso comum, 77% das causas de óbito em um incêndio se dão como consequência da inalação da fumaça e não por queimadura. A propagação da fumaça é muito mais rápida que a capacidade de reação de fuga do indivíduo, o que a torna letal.

A inalação massiva pode gerar graves danos à saúde, chegando a ser fatal. O alto grau de intoxicação do monóxido de carbono somado a outros materiais em combustão no local (materiais esses compostos por substâncias químicas extremamente danosas à saúde) exige muito mais do que os limites impostos pelo nosso sistema respiratório.

Abaixo, alguns dos sintomas gerados por inalação de fumaça do caso de incêndio:

· medo (psicológico);
· desorientação (psicológico);
· dificuldade de respirar (físico);
· tontura (físico);
· enjoo (físico);
· bronquite (físico);
· chiado no peito (físico);
· febre (físico);
· pneumonia química (físico).

Numa situação de incêndio, aconselha-se manter a calma e procurar sair do local o mais rápido possível. Essa tarefa parece simples, mas, devido aos danos psicológicos, podem se tornar consideravelmente complicadas.

Em caso de tumulto, tente achar saídas alternativas como quebrar janelas. Procure nos arredores por toalhas ou panos e utilize-os para proteger a boca e o nariz, impedindo, assim, que se inalem grandes quantidades de fumaça.

É de grande importância também que se mantenham as roupas no corpo, protegendo-se de possíveis queimaduras. Caso a roupa seja atingida pelo fogo, não a tire e muito menos saia correndo! O mais aconselhado nessa situação é que rolar no chão para apagar as chamas.

Um erro bastante comum entre os desinformados é esconder-se em lugares que aparentem ser seguros. Cuidado! Por mais que materiais de recipientes como banheiro não sejam inflamáveis, a fumaça chegará até o local. Nesse caso, o indivíduo encontra-se sem saída.

Ao sair, mesmo sentindo-se bem, procure ajuda médica imediatamente, pois a fumaça inalada pode causar danos irreversíveis aos pulmões. É comprovado que, mesmo dias após a exposição à fumaça, a inalação pode desenvolver sintomas e doenças respiratórias grave.

Incêndios são sempre imprevisíveis e uma das suas armas mais fatais é nos pegar desprevenidos. O melhor que se pode fazer é estar preparado para tais ocorrências. A Bucka, empresa especializada em desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos de sistemas de combate a incêndios, comercializa os equipamentos fundamentais para proteção contra incêndios.

COMENTE!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *.
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>