Classes de incêndio e seus extintores


Última atualização: 03/10/2023 às 15h
Tempo de leitura: 3 minutos

Classes de incêndio e seus extintores

Nós já sabemos que os materiais combustíveis possuem características diferentes uns dos outros, e que, portanto, queimam de maneiras distintas. Conforme o tipo de material gerador do fogo, podem existir até cinco tipos diferentes de classes de incêndio.

Tão importante quanto saber identificá-las é saber quais os motivos que levam à esses incêndios e, principalmente, quais tipos de extintores são recomendados, para cada um deles. Pensando nisso, separamos todas as classes de incêndio e os extintores mais eficazes contra cada uma delas, confira!

Conheça as classes de incêndio

Classes de incêndio “A”

Classes de incêndio e seus extintores 2
Foto: Pixabay

É determinada por incêndios em materiais sólidos combustíveis, que queimam em profundidade e extensão, deixando resíduos, como o papel, tecido, algodão, borracha, madeira, entre outros.

Para combater esse tipo de incêndio, o mais adequado é o extintor de água, pois, possui a capacidade de penetrar e resfriar o ambiente. Para isso, deve-se fazer uso dos extintores de incêndio portáteis carregados com água.

Classe de incêndio “B”

Classes de incêndio e seus extintores 1
Foto: Pixabay

Enquadram os materiais em líquidos inflamáveis, que também queimam em extensão (somente em superfícies), mas que, normalmente, não deixam resíduos. Fazem parte desse grupo o óleo, a gasolina, o querosene, graxas, tintas e álcool, em geral.

Nestes casos o incêndio pode ser combatido com extintores de pó químico seco BC ou ABC, extintores de gás carbônico (CO2) e ainda com extintores de espuma mecânica, caso o incêndio não seja tridimensional (ex: liquido sob pressão, gás, derramamento em gravidade, etc).

Classe de incêndio “C”

Pegando fogo na tomada
Foto: Envato

Englobam incêndios em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, transformadores, computadores ou qualquer que seja o material de uso em aplicações de energia elétrica.

Tanto o extintor de pó químico seco a base de bicarbonato de sódio ou potássio, (BC) ou fosfato monoamônico (ABC), quando o extintor de CO2 são adequados para combater este tipo de incêndio.

Constituído de metais pirofóricos, que inflamam facilmente, quando fundidos, divididos ou em forma de lâminas, como o potássio, o magnésio, o titânio, o lítio e o sódio, entre outros.

Classe de incêndio “D”

Classes de incêndio e seus extintores 4
Foto: Envato

Tendem a apresentar comportamento diferente dos demais, uma vez que os materiais que os provocam formam uma espécie de reação em cadeia durante a combustão, dificultando a sua extinção por métodos convencionais, sendo alguns exemplos desses metais são; zinco, lítio e urânio.

Para estes riscos devem ser utilizados extintores especiais carregados com pó químico classe D adequada para cada tipo de metal.

Classe de incêndio “K”

Pegando fogo na cozinha
Foto: Pixabay

Representam uma classificação recente de tipos de fogo, mas, nem por isso, requerem menos atenção. Fazem menção aos incêndios em cozinhas industriais e comerciais, que envolvem produtos e meios de cozinhar, como banha, gordura e óleo. São uma das principais causas de danos materiais e vítimas fatais. Por serem um dos tipos mais resistentes de fogos já registrados.

Uma unidade extintora portátil de classe K, para combate a incêndios em cozinhas industriais, é o equipamento mais indicado, nessas ocasiões, ou ainda um sistema fixo de agente saponificante.

Sobre a Bucka

Somos uma empresa especializada e dedicada ao desenvolvimento de sistemas de prevenção e combate a incêndios e poderemos ajudar você a fazer a escolha certa. Fale com um de nossos especialistas!

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Comentários em “Classes de incêndio e seus extintores

  1. Boa noite. Gostaria de aprender mais pois estou fazendo o curso de bombeiro civil. Você me indica um site para estudar. Obrigado…

  2. Vou fazer o curso de Brigada de Incêndio e achei muito clara e objetiva a matéria de vocês, explicando direto ao ponto onde para saber quando e onde usar cada tipo de extintor.

  3. se eu classificar um principio de incêndio na classe c e posterior desliga-lo da tomada,ou seja, desenergiza-lo ele passará a ser da classe a ou não muda mais?

    1. Sandoval, a classificação não altera, porem o tipo de fogo de fato seria classe A. Contudo por questão de segurança, fica definida a classe C.

  4. Prezados Srs.,

    Recentemente ouvi que os gases inflamáveis não pertencem mais a Classe B. Os senhores, por acaso, sabem me informar se isso procede? Caso seja positivo, me digam, por favor, em qual Classe de Incêndio eles estão contemplados agora.

    Grato,

    Christiano Pacheco

    1. Christiano, os gases inflamáveis são sim da classe B. O que ocorre é que a análise de um incêndio em gases inflamáveis deve ser feita de forma diferente do incêndio em líquidos. Um extintor de espuma, por exemplo, será eficiente no combate ao incêndio em líquidos, porém não deve ser utilizado em gases, uma vez que sua atuação no combate (formação de um colchão de espuma que isola combustível e oxigênio) não é adequada para esta situação.

    1. Francisco, para metais pirofóricos deve ser utilizado o pó classe D. A Bucka fornece tanto o extintor classe D portátil quanto sobre rodas.

  5. BOA TARDE MUITO BOM SABER DAS CLASSE ESTÃO MUITO BEM DEFINIDAS SÓ QUE NO TRABALHO DE ESCOLA ESTOU FAZENDO TECNICO DE SEGURANÇA ESTÃO PEDIDO A CLASSE – E- SE NÃO ME FALHA A MEMORIA ELA DE COMBATE A RADIAÇÃO PODE ME MANDAR PARA MEU EMAIL FALANDO SOBRE ESSA CLASSE MUITO OBRIGADO.

  6. Bom dia. Estou fazendo um trabalho para o curso de TST sobre a classe B de extintores onde eu posso encontrar material referente a esta classe?
    obg

  7. Olá, gostei muito do artigo, mas queria saber a diferença entre os extintores ABC e o FE 36, que pela tabela apagam o mesmo tipo de incêndio.

    Grato!

    Rodrigo Caldas

    1. Rodrigo, o FE-36 é um gás que não deixa resíduo quando aplicado. Desta forma, em riscos sensíveis (máquinas e computadores, por exemplo) o dano é reduzido.

  8. Gostaria de saber em caso de incêndio em metal de lítio, qual classe utilizar?
    foi verificado que a classe D não é compatível com este metal (apenas este) foi verificado que seria uma agente extintor a base de cobre.
    Qual extintor seria?

    1. Marcos, seria também um extintores classe D, porem com um pó especial. Consulte nossa Engenharia para receber mais informações sobre este equipamento. Obrigado!

  9. Para uma cozinha de um clube, em que pode existir risco de incendio pelo óleo fervente, em que o teto é em pladur e as paredes em cimento qual o tipo de extintor mais adequado?

    Agradeço desde já,
    Hermínia Pedroso

  10. gostaria de parabenizar sobre a matéria e trazer somente um comentário, no quadro que mostram qual extintor usar para qual classe. o extintor de classe K também combate a classe A.
    na figura do extintor mostra para classe A e K e no quadro diz que o extintor de K não serve para a classe A, acredito que foi somente erro na digitação.

  11. Boa tarde,
    sou técnico da higiene,ambiente,segurança de trabalho e segurança alimentar e estou fazendo curso de brigada de incêndios e emergências, gostei muito da aula e gostaria saber porque razão temos substancias extintores apropriadas, alternativas e as que não se usam nas classes de fogo.
    Esperando a resposta por favor,
    cumprimentos.

    1. Olá! De fato existem diversos agentes extintores para as diversas classes de fogo. Poderiamos destacar, o agente saponificante para os incêndios em cozinha (classe K) e os pós especiais para classe D (metais pirofóricos). Infelizmente na grande maioria dos casos faltam informações e os consumidores não contam com os equipamentos ideais. Qualquer dúvida entre em contato com a nossa Engenharia!

  12. Bom dia. Uma dúvida importante:
    O Extintor ABC utilizado para apagar fogo em um painel elétrico ou em um equipamento eletro/eletrônico sensível (notebook, cpu,servidor ou máquinas maiores:: injetoras, centro de usinagem..) danificará todo o sistema como no caso do Extintor BC (Pó Químico seco)?

    1. Olá Michael! Para proteção de Litio, a classe extintora é a D, porém deve ser usado um pó especial a base de grafite. O pó classe D convencional não é apto para combater este tipo de incêndio, ok?

  13. Boa noite !

    Primeiramente quero parabenizar pelo conteúdo disponibilizado.

    Minha pergunta , na norma Brasileira esse extintor classe k não esta homologado certo.

    Em qual norma ele esta homologado?

    At . Gonçalves

    1. Bruno, atualmente a norma brasileira de extintores ABNT NBR 15808, não trata sobre classe D ou classe K. Nossos extintores são desenvolvidos com base nas normas brasileiras, porem o agente segue padrões internacionais. Possivelmente na próxima revisão da norma serão incluídas estas classes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando