Como proteger Data Centers (CPDs) usando o sistema de supressão de incêndio Water Mist

A supressão de incêndio em edifícios geralmente precisa de soluções customizadas para diminuir o risco e a perda de bens de alto valor. Os espaços mais desafiadores de proteção são os centros de processamento de dados (Data Centers). O fogo que começa nestas áreas pode causar danos significativos aos dispositivos de disco rígido (HD) e resultar em uma quebra de operações de negócio. Recentemente, diversos eventos noticiados envolvendo CPDs levaram à perda de milhões de dólares e, por conta disso, prejuízos para a reputação destas empresas.

Supressão de incêndio em CPDs

Existem diversos desafios para o combate a incêndios em Data Centers. Um deles diz respeito à ventilação, já que é feita de forma que mantém uma temperatura ideal e faz com que as operações continuem ativas e funcionando. Entretanto, a ventilação pode facilitar o desenvolvimento do fogo, transportando a fumaça e o calor para outras áreas do edifício e inserindo ar no ambiente. Os CPDs também contam com cabos de alta densidade, que são tipicamente armazenados em bandejas em cima dos servidores, que podem, futuramente, ajudar a propagar o incêndio.

Por outro lado, enquanto os sprinklers tradicionais podem rapidamente reduzir incêndios em CPDs, a quantidade de água necessária para suprimir o fogo pode aumentar o dano. Neste contexto, uma solução existe e pode facilmente reduzir a quantidade de água necessária para este processo – o Water Mist.

Como o sistema Water Mist para supressão funciona?

O sistema de supressão Water Mist usa muito menos água que um sistema de sprinkler tradicional, que diminui os danos para a propriedade e aos bens críticos. O bico aspersor cria uma névoa com pequenas gotículas de água. Estas absorvem o calor em uma escala mais rápida do que gotas maiores por conta da maior área criada nesta condição. Como um resultado, uma rápida absorção de calor acontece, causando uma queda de temperatura enquanto o oxigênio é expulso com a expansão oriunda da evaporação de água.

Uma evaporação mais rápida permite que o oxigênio seja expulso da área do incêndio mais eficientemente e, assim, aconteça uma quebra no tetaedro do incêndio, que consiste nos seguintes itens: combustível, calor, oxigênio e reação química. Qualquer ar que é atraído ao incêndio fica saturado com estas gotículas e a evaporação acontece. O Water Mist também ajuda molhando e bloqueando a transferência da radiação de calor para combustíveis adjacentes, que diminui o risco de que o incêndio cresça e se espalhe.

Como o sistema Water Mist é benéfico aos CPDs?

O principal benefício do Water Mist é que ele usa menos água do que um sistema de sprinkler tradicional. Esta menor quantidade de água permite que o sistema use tubulações de menor diâmetro, reduzindo tanto o custo com materiais, como também o custo geral da instalação do sistema.

Desativar a ventilação nos Data Centers é inviável, já que esta ação terá impacto direto na eficiência da operação. Alguns sistemas de supressão Water Mist foram testados e aprovados para operar em condições de ventilação, permitindo que os usuários tenham maior liberdade ao fazer o projeto de ventilação.

Antes, os sistemas de proteção de incêndio somente ofereciam proteção para cabos que não propagam fogo. As soluções de Water Mist que têm selo de aprovação FM podem proteger também contra ameaças adicionais inerentes aos cabos que propagam chama, permitindo uma maior flexibilidade na escolha de cabos. Os especialistas também podem procurar por soluções que forneçam proteção no piso falso ou em qualquer lugar que as bandejas de cabo estejam localizadas.

Uma solução sustentável

Já que a demanda de água é menor, os sistemas Water Mist se encaixam em aplicações tipo stand-alone, onde o acesso à água pode ser limitado. Nestes casos, o tanque ou cilindro pressurizado com o nitrogênio armazenado pode ser usado para fornecer a bomba com água.

Selecionando uma solução Water Mist para seu CPD

Especificar a solução Water Mist apropriada não é só sobre acabar com incêndios, mas também sobre proteger os conteúdos de um edifício e minimizar os danos de água. Procure por uma solução que se aplique às necessidades específicas para o seu CPD e que tenha sido projetada e testada rigorosamente para que os objetivos de estado e lugar estejam de acordo com o requerido.

Tem alguma dúvida sobre o sistema? Não tem problema! A Bucka ajuda você a entender melhor o sistema Water Mist e também avalia se ele é o mais adequado para a sua empresa ou empreendimento. Somos uma empresa especializada e dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas prevenção e combate a incêndios e poderemos ajudar você a fazer a escolha certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *