Conheça os tipos mais comuns de incêndio e quais os procedimentos para contenção de cada um deles


Última atualização: 03/10/2023 às 11h
Tempo de leitura: 2 minutos

O fogo faz parte do dia a dia, mas, quando não é possível controlá-lo, ele ganha força própria e fica muito difícil de conter sem ter os aparatos necessários para que isso aconteça.

Pensando nessas situações, vamos abordar os principais tipos de incêndio e quais são as formas mais adequadas para controlar cada um, com sistemas de incêndio próprios. Eles se dividem em classes (A, B, C, D e K) principalmente pensando em diferentes materiais que podem ocasionar a origem do fogo – combustíveis, fontes de calor e comburentes.

Incêndio classe A

Esse incêndio é ocasionado em materiais sólidos, como tecido, borracha, madeira e papel. Os resíduos desse tipo de fogo têm características de cinzas e brasas. Pode ser controlado por extintor de água, espuma, pó químico e compostos halogenados, contanto que sejam por método de resfriamento.

Incêndio classe B

Os incêndios de classe B são originados por gases ou líquidos inflamáveis como gasolina, óleo, éter e semelhantes. Eles não deixam nenhum tipo de resíduo sólido e são controlados por abafamento, utilizando extintores de pó químico, gás carbônico, espuma e compostos halogenados.

Incêndio classe C

Neste tipo de incêndio, o fogo começa em panes de equipamentos elétricos, como máquinas, transformadores, motores e quadros de energia. Eles oferecem grandes riscos à vida no momento de combate, por terem a presença de eletricidade. Os extintores recomendados para este tipo de incêndio são o gás carbônico, o pó químico e compostos halogenados, vedando água e espuma mecânica.

Incêndio classe D

Quando metais originam o incêndio, eles se classificam como D (metais pirofóricos). O fogo pode ter origem em elementos com magnésio, lítio, urânio e potássio, por exemplo, eles irradiam luz forte e exigem muito dos operadores para serem apagados. Para controlar esse tipo de incêndio, é preciso contar com extintores de um pó especial, e devem ter a referência para o tipo de metal apropriado e serem usados por abafamento. Não podem, de forma alguma, tentar controlar com água ou espuma.

Incêndio classe K

Incêndio típico em cozinhas, principalmente comerciais e industriais. Eles são causados por óleo e gorduras utilizadas na cocção, normalmente pela falha dos equipamentos como forno elétrico, grelhas e fritadeiras. Para o controle do fogo, é preciso usar extintor com base de Acetato de Potássio e que funcione pelo método de abafamento. O uso de água é altamente proibido, uma vez que o óleo ou gordura podem ser projetadas contra as pessoas presentes na cozinha.

Agora que você já sabe sobre tudo sobre os tipos mais comuns de incêndio e quais procedimentos seguir, a Bucka pode ajudar você a escolher o sistema que for mais adequado para o combate a incêndios no seu empreendimento. Somos uma empresa especializada e dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de prevenção e combate a incêndios e poderemos ajudar você a fazer a escolha certa.

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Comentários em “Conheça os tipos mais comuns de incêndio e quais os procedimentos para contenção de cada um deles

  1. Ao ler essa matéria onde vocês afirmam que os incêndios de classe “A” pode ser controlado por extintor de água, espuma, pó químico e compostos halogenados, o que me faz discordar de vocês, pois o único agente que possui eficácia nessa classe é somente a água pelo fato de conseguir combater por profundidade, ação essa que os outros agentes não consegue. Apagar o incêndio de classe “A”, a água ira não somente extinguir as chamas como penetrar no material e extinguir o calor internamente para que o fogo não restartá novamente.

    1. Olá Sandro, agradecemos pelo seu comentário. Sem dúvida a água é um excelente agente para combate a incêndio classe A, além de ser barato e amplamente disponível. Porém em diversos riscos, pode não ser desejável aplicar água, por isso foram desenvolvidos ao longo dos anos alternativas. Além disso, utilizar LGE Classe A em conjunto com a água aumenta a capacidade de penetração da água nos materiais sólidos, elevando ainda mais a eficiência do combate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando