Diferenças entre LGE com e sem flúor

Antes de escolher qual LGE (Líquido Gerador de Espuma) vai adquirir para o combate de incêndios, deve-se ter em mente os riscos, necessidades do local e principalmente encontrar um equilíbrio entre a segurança no combate das chamas e a preservação do meio ambiente ao seu redor ou sua própria saúde. Esse dilema traz duas opções, espuma livre de flúor ou espumas fluoradas.

Foi comum durante muitos anos o uso de flúor surfactantes como base para espumas AFFF, principalmente em incêndios que envolvem líquidos inflamáveis, como gasolina e óleo. Apesar de sua eficácia, o LGE com flúor contém componentes químicos (PFOS e PFOA) considerados substâncias persistentes, bioacumulativas e tóxicas, ou seja, são componentes que podem permanecer para sempre no meio ambiente e além disso serem absorvidos por seres vivos.

Já o LGE sem flúor garante que não as espumas não contenham estes componentes químicos nocivos, já que os PFOS e PFOA são restritos desde 2006 em todo o mundo, listado pela Convenção de Estocolmo como poluentes orgânicos persistentes (POP). Há também a restrição por parte do REACH, que é o regulamento da União Europeia adotado para melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente, adotado em 2017.

A questão ambiental é hoje um dos temas mais delicados no que diz respeito à nossa sociedade e seu futuro, a construção de uma civilização cada vez mais preocupada com o meio ambiente é parte fundamental de qualquer planejamento. O equilíbrio entre a segurança contra incêndios e a preservação ambiental já é uma realidade, pois já não é mais necessário depender de substâncias nocivas para a proteção adequada contra incêndios, a espuma livre de flúor já é uma alternativa viável e de alto desempenho.

O equilíbrio entre a segurança contra incêndios e as considerações ambientais agora chegou ao ponto em que, para a grande maioria dos incêndios, o LGE AFFF não é a única alternativa para combater incêndios com eficiência. A espuma livre de flúor é agora uma alternativa viável que também oferece proteção contra incêndio de alto desempenho.

Consulte nosso departamento comercial para mais informações sobre o LGE RF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *