EXTINTOR PORTÁTIL OU SOBRE RODAS: QUAL ESCOLHER?

Montar o sistema de combate a incêndios de um local não é tarefa fácil, considerando que o mesmo costuma ser composto de uma série de equipamentos.

Muitos desses equipamentos, como o extintor portátil e o extintor sobre rodas, por exemplo são consideravelmente semelhantes, de forma que se você deseja montar um sistema de combate a incêndios seguro e eficiente, vale reservar alguns momentos para entender a diferença entre esses equipamentos para que você adquira o ideal para você.

Pensando nisso, preparamos um breve texto no qual explicamos a diferença entre o extintor portátil e o sobre rodas, assim como oferecemos dicas de como fazer para decidir qual é o melhor para o seu caso. Confira!

O QUE É O EXTINTOR PORTÁTIL?

Dá-se o nome de extintor portátil àquele cilindro que costumamos ver na parede de prédios, centros comerciais e demais locais que recebe, grande fluxo de pessoas.

Ele recebe esse nome por ser pequeno e leve (menos de 20 kg) o suficiente para ser carregado e manuseado sem que haja a necessidade de nenhum equipamento adicional.

No mercado, existem extintores portáteis de diferentes tipos. Alguns dos mais comuns são:

ÁGUA (H2O): ideal para combate de incêndios “classe A”. Não pode ser utilizado em eletricidade em hipótese alguma;

ESPUMA: pode ser utilizado tanto em incêndios de “classe A” como “classe B”. Esse tipo de extintor contém uma solução de água e LGE a 3% AFFF-AR;

GÁS CARBÔNICO (CO2): esse tipo de extintor é indicado para incêndios de “classe C”, apesar de poder ser utilizado em incêndios de “classe A” (apenas no princípio) e “classe B” (desde que seja em ambientes fechados, já que dissipa com facilidade);

PÓ QUÍMICO BC: altamente recomendado para incêndios de “classe B” ou “C”. Ele utiliza como agente extintor bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio;

PÓ QUÍMICO ABC: Ele é capaz de combater incêndios das classes ABC, sendo muito utilizado em onibus, caminhoes e edificios;

CLASSE K: Próprio para combate a incendio em cozinhas, possui agente a base de acetato de potassio que em contato com gordura ou oleo em chamas, forma uma espuma que resfria o fogo e isola o combustivel do oxigenio;

FE-36: Muito utilizado em salas de ressonancia magnetica na versao em aco inox, tambem tem grande aplicacao em salas de servidores por ter aplicacao limpa.

E O SOBRE RODAS?

O extintor sobre rodas, que também é conhecido como extintor carreta, recebe esse nome por possuir rodas acopladas a seu corpo; ele é maior que o extintor portátil, portanto precisa do auxílio dessas rodas para ser movimentado.

Assim como o extintor portátil, o extintor sobre rodas também pode ser encontrado em versões semelhantes as do extintor portátil.

COMO ESCOLHER ENTRE ELES?

Conforme visto, ambos os tipos de extintor são consideravelmente semelhantes em seu funcionamento, com a diferença entre ambos ficando a cargo do tamanho dos cilindros e, consequentemente, de sua mobilidade.

Tem-se, portanto, que em locais muito amplos, como galpões, por exemplo, nos quais há risco de que o incêndio ocorra em maior intensidade em diferentes lugares e/ou se espalhe rápido, o ideal é o extintor sobre rodas, já que o mesmo é maior, sendo capaz de lidar com incêndios de maiores proporções, além de ser mais fácil de locomover.

Em ambientes com riscos menores, como residencias ou áreas comerciais, é recomendável o extintor portátil, já que será mais fácil manuseá-lo nesses locais.

O EXTINTOR É APENAS UMA PARTE DO SISTEMA

Vale ressaltar, ainda, que apesar de o extintor ser fundamental, o ideal é que ele seja utilizado em conjunto com outros equipamentos, como por exemplo hidrante, mangueira, canhão monitor, dentre outros.

BUCKA: TRADIÇÃO E QUALIDADE

Ainda que o texto acima tenha sido desenvolvido com o intuito de esclarecer a diferença entre ambos os tipos de extintores, apenas uma empresa especializada em equipamentos de combate a incêndio saberá lhe dizer com 100% de certeza qual é o melhor equipamento para você.

Por esse motivo, é altamente recomendável que você entre em contato com uma empresa especializada, como a Bucka, por exemplo.

Somos uma empresa que está há décadas no mercado, possuindo ampla experiência não apenas em extintores portáteis e sobre rodas, mas também em diversos outros tipos de equipamento de combate a incêndio, como por exemplo canhão monitor, mangueiras, esguichos e hidrantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *