Fim das Espumas com PFOS: sua frota está pronta para a nova regra SOLAS?


Tempo de leitura: 2 minutos

fim-das-espumas-com-pfos-sua-frota-esta-pronta-para-a-nova-regra-solas.
Você sabia que o sistema de combate a incêndio da sua embarcação pode estar operando na de forma irregular?

As novas emendas ao Capítulo II-2 da convenção SOLAS e aos Códigos HSC já estão em vigor, proibindo terminantemente o uso e o armazenamento de Líquidos Geradores de Espuma (LGE) contendo PFOS (sulfonato de perfluoroctano) a bordo.

Neste artigo, você vai entender o impacto real dessa proibição no setor marítimo, as armadilhas técnicas da nova legislação e como a Bucka resolve esse problema sem interromper as suas operações.

O que mudou com a nova resolução SOLAS?

As espumas mecânicas de baixa e média expansão são a linha de frente na proteção de máquinas, tanques e helipontos. Elas atuam isolando o oxigênio e resfriando líquidos inflamáveis (Classe B).

Porém, os compostos PFOS presentes nas espumas antigas (como as tradicionais AFFF-C8) são poluentes e altamente persistentes. A nova diretriz estipula regras rígidas de aplicação:

  • Prazos Diferenciados: Navios novos cumprem as regras na entrega. Navios existentes devem se adequar obrigatoriamente até a primeira vistoria regulatória (anual, periódica ou de renovação).
  • Limite Máximo: Restrição a apenas 10 mg/kg (0,001% por peso) de PFOS residual.
  • Margem de Tolerância: Esse limite mínimo serve apenas para pequenas contaminações que sobram nas tubulações após a limpeza.

Por que a simples troca do produto não é suficiente?

Se a sua embarcação utiliza um sistema antigo baseado em PFOS, a substituição exige rigor de engenharia. Não basta apenas esvaziar o tanque e reabastecer com a nova espuma.

Se restarem traços microscópicos incrustados nas paredes dos tanques ou bombas, o novo composto será contaminado. Se o teste laboratorial da sua primeira vistoria obrigatória detectar mais do que 10 mg/kg, o navio pode ser retido no porto.

A transição exige um processo completo de:

  • Drenagem segura do LGE antigo e descarte legal em instalações terrestres, registrado no diário de bordo (logbook);
  • Descontaminação e lavagem química profunda de toda a linha de tubulação;
  • Testes de laboratório para certificar que o sistema está limpo.

A Bucka tem o LGE Livre de PFOS e PFOA com Certificação ABNT que a sua Frota Precisa

Navegar pelas atualizações normativas da SOLAS e IMO exige conformidade técnica absoluta para evitar multas pesadas e riscos à vida em alto-mar. Com a Bucka, você protege sua embarcação e sua tripulação do jeito certo, em total alinhamento com as exigências da Autoridade Marítima Brasileira.

  • Certificação ABNT NBR 15511: Nosso portfólio de Líquidos Geradores de Espuma (LGE) possui homologação oficial e cumpre rigorosamente os parâmetros de ensaio da norma brasileira ABNT NBR 15511, oferecendo a documentação técnica exigida por fiscais e vistoriadores no Brasil.
  • Engenharia de Reavaliação: Nós desenvolvemos a engenharia reversa para a transição dos seus sistemas e realizamos a análise do impacto de desempenho.

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando