Como utilizar equipamentos portáteis em caso de emergência

Todos temos extintores e mangueiras em nossos prédios. A todo o tempo passamos perto e eles estão ali, prontos para qualquer emergência.

No entanto, às vezes não pensamos no que faríamos se houvesse a real situação de emergência e nem sempre as instruções nos equipamentos portáteis são tão claras. Por isso é importantíssimo que saibamos lidar com tais elementos para que não haja surpresas desagradáveis em um momento de necessidade.

Como trabalhar com extintores portáteis?

Os extintores portáteis são fáceis de manusear, visto que são fabricados para serem usados por pessoas que nem sempre têm conhecimento aprofundado a respeito de combate a incêndio.

Para que o uso seja feito de maneira consciente, deve-se atentar primeiramente para a origem do fogo, já que existem extintores específicos para certos casos.

Não deve-se usar, por exemplo, o extintor de água para apagar incêndios causados por líquidos inflamáveis (Gasolina, álcool, óleo diesel) ou para tentar combater aqueles causados por redes elétricas, fiações ou aparelhos eletrônicos, com risco de causar choques elétricos (água conduz eletricidade) e curtos circuitos em aparelhos próximos.

Na prática

Os passos para utilização de um extintor portátil em caso de incêndio em líquidos inflamáveis são:

  1. Cortar o lacre plástico (torcendo)
  2. Retirar o pino de segurança do gatilho
  3. Fazer um pequeno teste, só para assegurar que o extintor está em funcionamento
  4. Posicionar-se a uma distância segura do foco de incêndio, caso esteja ventando, deve-se alinhar a favor do vento.
  5. Aponte o jato para a base das chamas e movimente horizontalmente de um lado para outro. Caso as chamas estejam alastrando-se verticalmente, o procedimento é o mesmo, mas o movimento deve ser vertical (para cima e para baixo)

Pontos importantes

  • Caso haja vários extintores, utilize-os! O resultado será mais rápido.
  • Não tente combater um incêndio que estiver expandindo-se muito rapidamente, o extintor portátil deve ser usado somente quando o incêndio estiver no começo.
  • Chame sempre os bombeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *