Diferença entre mangotinho e hidrante

Carretel Mangotinho BasculanteNeste post vamos falar um pouco mais da diferença entre o sistema de mangotinhos e um hidrante comum.

O sistema de mangotinhos, em muito, se assemelha ao sistema aplicado em hidrantes. Sua diferença está no fato de que os mangotinhos serem feitos com base em mangueiras semi-rígidas, como aquelas de postos de gasolinas, que usamos ao abastecer. Seu diâmetro também é um pouco diferente, chegando a 25mm (frente hidrantes que possuem mangueiras de até 63mm), com vazão de água também inferior aos hidrantes comuns.

O mangotinho fica sempre conectado ao seu esguicho, o que faz com que, em combinação com seu diâmetro e vazão menores, deixe sua utilização muito mais fácil, comparada ao uso de uma mangueira de jardim, enquanto os hidrantes comuns possuem peças específicas, que precisam ser montadas no momento do incêndio e que, por isso, tornam sua utilização mais complexa. Mas como segundos são preciosos, num incêndio…

O sistema de hidrantes possuí vazão maior e, por isso, grande capacidade de extinguir incêndios. Contudo, o diâmetro da mangueira e a força que é preciso para movê-la, requer, muitas vezes, mais de uma pessoa, durante sua utilização. Nesse ponto, o sistema de mangotinhos funciona de maneira mais simples, caso seu uso seja imediato. Mangueira menor, vazão menor, logo, peso menor e facilidade de manuseio.

Basta uma pessoa, desde que com o mínimo de treinamento ou conhecimento do equipamento, para usá-lo, perfeitamente.

A Bucka comercializa carretel mangotinho basculante e carretel mangotinho horizontal, para sistemas fixos, como prédios, shoppings, indústrias, etc…

SOLICITE UM ORÇAMENTO ou se preferir ligue para: 11 3935-4280

Comentários

9 Comentários

  1. VALTIELE SOARES BEZERRA disse:

    Parabens,

    Pela explicação. gostei muito.

  2. Bruno Pinsan disse:

    Olá!
    Faço instalações de hidrantes, e ainda não conhecia esse produto, aqui na minha região não sei da existencia dele,
    como podemos nos contactar a respeito deste? E como é feito para poder instalar o referido produto, tem que haver um
    projeto diferenciado de combate a incendio?
    Obrigado!

    • Atendimento | Bucka disse:

      Boa tarde, Bruno.
      Obrigado pelos comentários.

      Os mangotinhos podem ser utilizados em sistemas de hidrantes com risco leve, seguindo os critérios da NBR 13714 e IT-21 no Estado de São Paulo. Entre em contato com a Engenharia da Bucka para mais informações no telefone (11) 3935-4280.

  3. EDSON BARBOSA disse:

    Muito bom o sistema, prático e fácil para o manuseio, pergunto: Como se faz a manutenção, teste da mangueira? Qual o prazo de validade da mangueira? Obrigado, aguardo retorno.

    • Atendimento | Bucka disse:

      Prezado Edson, a mangueira deve passar por teste hidrostático, realizado por empresa especializada, afim de comprovar sua integridade. Não existe prazo de validade estabelecido, porém anualmente o sistema deve passar por testes conforme a norma NBR 13714 para atestar sua correta funcionalidade.

  4. Ralf disse:

    Qual o sistema mais barato??

    • Atendimento | Bucka disse:

      Ralf, o custo de cada sistema depende das configurações de cada edificação, o que vai impactar na seleção das bombas, reserva técnica, tubulação, etc. Para mais detalhes consulte nossa Engenharia!

  5. Fernando disse:

    adorei esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *