Diferentes tipos de pó químico para combate a incêndio

Você sabia que existem vários tipos de pós químicos para utilização em extintores? Cada um deles tem algumas especificações. Vamos conferir um pouco sobre cada um:

Fosfato de monoamônico [NH4H2PO4]: Esse tipo de pó químico tem uma coloração amarela claro e é conhecido como pó “tri-classe”, “ABC” e “polivalente” por ser usado em três classes de incêndios (A, B e C). O Fosfato de monoamônico é capaz de derreter e fluir a 177º C formando uma capa para abafar o fogo.

Bicarbonato de sódio [NaHCO3]: O mais comum de todos os tipos de pó, é classificado como B e C. É o tipo mais antigo de pó químico e era bastante usado em cozinhas comerciais nos tempos em que não haviam agentes químicos úmidos como o agente saponificante Komet-K. Quando se trata de Classe B é menos eficiente que o Púrpura-K e não deve ser usado na Classe A. A coloração desse tipo de pó químico é branca.

Bicarbonato de potássio [KHCO3]: O bicarbonato de potássio é o que citamos acima, conhecido como Púrpura-K e é recomendado para incêndios das classes B e C, sendo duplamente mais eficiente em incêndios B em comparação com o bicarbonato de sódio. Este agente é muito utilizado em instalações de petróleo por sua elevada capacidade extintora.

MET-L-KYL / LITH-X: Esses tipos de pó são específicos para o combate a incêndio em metais pirofóricos, como o trieilalumínio e lítio. Estes tipos de risco devem ser analisados em conjunto com a Engenharia da Bucka para definir o correto agente a ser empregado.

Agora a principal dica: sabe onde você pode encontrar extintores com qualquer um desses tipos de pós químicos? Na Bucka! Com a gente você tem garantia de produtos de alta qualidade. Venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *