Entenda para que serve o “A.V.C.B”


Última atualização: 03/10/2023 às 14h
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda para que serve o "A.V.C.B"

Seja qual for o tipo de estabelecimento no qual você se encontra, industrial, comercial ou residencial, o risco de incêndio é um ao qual você está sempre exposto. Sem dúvida, fogo e explosões são responsáveis por causar anualmente uma grande quantidade de acidentes que culminam em perdas pessoais e materiais, com esse tipo de ocorrência sendo um perigo real, que deve ser sempre levado a sério e, quando possível, mitigado.

Por mais que muitas vezes alguns tipos de acidentes sejam inevitáveis, com os mesmos estando fadados a ocorrer por mais preparados que estejamos, devemos, ainda assim, procurar fazer tudo o que está ao nosso alcance para nos preparar da melhor forma possível para diminuir as chances de que incêndios e explosões ocorram e para que estejamos preparados para reagir caso algo venha a acontecer. Dentre os diversos tipos de medidas possíveis que podemos tomar, uma das mais importantes é a obtenção do “A.V.C.B.”, uma atitude que parece simplória mas que é de extrema importância.

O QUE É O “A.V.C.B.”?

Pode até parecer complicado, mas não é: “A.V.C.B.” é apenas o acrônimo de “Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, um tipo de documento expedido pelo “Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo” (cuja sigla é CBPMESP) para atestar que determinada edificação foi devidamente vistoriada e possui todas as condições necessárias de segurança contra incêndios.

QUEM PRECISA DELE?

Toda e qualquer edificação que está sendo construída, reformada, ampliada, regularizada e/ou encontra-se sob processo de mudança de ocupação necessita desse tipo de documento, com a única exceção sendo a das residências unifamiliares.

COMO TIRAR O “A.V.C.B.”?

Se você se encontra dentro do grupo de pessoas que precisa do “A.V.C.B.”, saiba que não é tão difícil assim conseguir esse documento. Para tanto, você irá precisar primeiro de um “Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios”, uma espécie de relatório que tem o objetivo de descrever todo e qualquer tipo de material e/ou ação que será necessária para que uma determinada edificação seja considerada segura e tenha fácil acesso ao exterior em caso de emergência. Tal relatório pode ser emitido por qualquer profissional de nível superior que esteja credenciado no “Conselho Geral de Engenharia e Agronomia” e possa realizar anotações de responsabilidade técnica, sendo que depois de emitido ele deverá ser entregue ao corpo de bombeiros para que eles marquem um dia para visitar o local, confirmar que tudo foi feito da forma correta e prosseguir para a expedição do “A.V.C.B.”.

QUAL A VALIDADE DO “A.V.C.B.”?

A validade do “A.V.C.B.” irá variar de acordo com o tipo e o local do estabelecimento. Para edificações em São Paulo, por exemplo, ele pode ser de 1, 2 ou 3 anos, dependendo do tipo de atividade que é realizada no local – estabelecimentos que tem maior propensão a ter problemas, como uma indústria, por exemplo, terá um documento com validade menor que a de um escritório, por exemplo.

OS PERIGOS DE UM “A.V.C.B.” VENCIDO

Se você estiver com esse documento vencido você não só estará colocando em risco a segurança do seu estabelecimento e daqueles que o frequentam, mas também de suas finanças, haja vista que isso poderá levar a multas, punições e até mesmo interdições. Fora isso, em caso de acidente, a seguradora poderá se recusar a pagar o sinistro caso essa documentação não esteja em dia.

Se você precisa tirar ou renovar o seu “A.V.C.B.”, conte com a Bucka na hora de comprar os equipamentos de segurança necessários. Somos uma empresa internacional, que atua há anos no mercado e que possui as principais certificações, como o ISO 9001, por exemplo. Nossa equipe é composta de profissionais experientes e bem treinados, que farão o possível para ajudá-lo a encontrar a melhor solução possível para a sua situação.

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Comentários em “Entenda para que serve o “A.V.C.B”

  1. Boa noite moro em residencia fiz um sobrado nunca ouvi falar q precisa fazer Abç em residencia, a prefeitura está pedindo Abç PR residência? PR sobrados?

    1. Olá Ines. Neste caso sugiro que você procure uma base do Corpo de Bombeiros na sua região, com certeza eles poderão esclarecer quais são as exigências mínimas, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando