O que é espuma mecânica?

A espuma mecânica é um dos agentes extintores mais empregados no combate a incêndios do tipo B, ou seja, gerados por causas inflamáveis que liberam muita energia, como álcool, gasolina, querosene, etc.

Sua composição é resultado de um processo que leva uma espécie de detergente concentrado (LGE), e a espuma é gerada através da reação do batimento mecânico deste LGE (líquido gerador de espuma) com água e o ar.

Utilização

A característica mais marcante deste agente extintor é sua ação de resfriamento e abafamento mútua, o que faz com que a espuma gerada para o combate sirva como uma espécie de manta.

Além disso, mesmo sendo preferível para utilização em incêndios de classe B, a espuma mecânica serve bem ao propósito de extinção de fogo em incêndios da classe A por causa de seu efeito de umectação, entretanto, ela nunca pode ser utilizada em incêndios da classe C, com aparelhos elétricos e/ou energizados.

Equipamentos

O equipamento para a espuma mecânica mais comunmente utilizado é o extintor, com capacidade de 9 litros (portátil) e 50 litros (sobre rodas). Os dois modelos são fabricados em aço inoxidável. A Bucka possui extintores de qualidade, de acordo com as criteriosas exigências da norma ABNT 15808 e 15809, o que garante a segurança e bom uso do aparato, especificando seus requisitos de confiabilidade e desempenho.

Confira nossos produtos e compare os melhores sistema de combate a incêndios do mercado.

Aguardamos seu contato!

Comentários

2 Comentários

  1. Dalva disse:

    Qual a porcentagem de espumante certa para o extintor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *