Regulamentações para extintores de incêndio

Sabendo que os extintores são peças fundamentais quando o assunto é segurança, devemos constatar também que existem novas exigências que devem ser verificadas sempre em relação a eles e a Bucka separou de forma resumida essas novas exigências para você manter tudo seguro.

Os extintores novos devem apresentar um selo na cor vermelha indicando algumas informações como:

  • Logomarca do Inmetro
  • Número de série
  • Identificação e licença do fabricante

Quanto à manutenção, existem a de primeiro, segundo e terceiro nível, devendo todas elas serem efetuadas por empresas de manutenção credenciadas no âmbito SBAC:

1º nível: Costuma ser feita na inspeção técnica e no local onde o extintor está e trata-se de uma limpeza, substituição dos componentes não submetidos à pressão ou anexação do quadro de instruções.

2º nível: Essa manutenção deve ser feita na empresa registrada, pois consiste, também, em desmontar completamente o extintor para inspeção das peças para inspeção nas roscas, ensaios nos componentes, execução de recarga e pressurização, colocação do anel, trave e lacre, fixação de Selo e quadro de instruções.

3º nível: Nessa manutenção há uma revisão total incluindo o ensaio hidrostático o qual deve ser feito a cada 5 anos. Se você não souber quando foi feito o último ensaio ou se o extintor foi exposto a danos térmicos ou mecânicos, essa manutenção deve ocorrer antes desse prazo.

Todos os extintores que passam por manutenção de 2⁰ ou 3⁰ nível devem apresentar um anel de plástico que fica localizado entre a válvula e o cilindro contendo a identificação da empresa que a fez e possui diversas cores que identificam o período.

Como você pôde ver, há novas precauções que precisam ser tomadas.

Para adquirir extintores de incêndio de alta qualidade, entre outros equipamentos úteis no combate à incêndios, é só entrar em contato com a Bucka!

Comentários

2 Comentários

  1. Junior Fernandes disse:

    Rack de Dados, que tem ativos de redes e computadores qual extintor devo usar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *