Como funciona o medidor de CO2 com ultrassom?

O medidor de CO2 por ultrassom é um importante instrumento capaz de detectar os níveis de qualquer líquido em cilindro cuja parede tenha uma espessura entre 2 e 15 mm. Sua principal utilização é nos cilindros de CO2, Halon, FM-200 ou Novec, construídos geralmente de aço.

Aplicação em cilindros de combate a incêndio

É o instrumento mais utilizado para os fins de medição em cilindros de combate a incêndio, isto porque tem elevada precisão e evita pesagem de equipamentos que podem atingir quase 1 tonelada ou desmontagem de diversos cilindros.

Como funciona

Sua operação funciona de forma bem simples, mas depende de treinamento adequado. Cada cilindro é calibrado de forma única e individual. O sensor de ultrassom não necessita de água ou gel para garantir uma boa transmissão de sinal, mas gel especial para ultrassom pode ser utilizado naqueles cilindros que estão em condições mais precárias, com revestimentos irregulares e superfícies esburacadas ou oxidadas. Os sensores estão em um aplicador magnético, o que garante um bom contato com a superfície. Para localizar o nível de líquido no cilindro, o aplicador é colocado abaixo da linha de expectativa e então calibrado. Todas as luzes de LED são acesas diretamente na unidade digital. Assim que ele estiver na posição superior ao nível de líquido, as luzes se apagam. O sensor deve ser movimentado entre estes dois pontos em pequenos passos até que a interface da unidade seja localizada. Para todos os tipos de cilindros que apresentarem leituras imprecisas ou não usuais, a checagem deve ser refeita. Caso o resultado seja novamente este, é recomendado que o cilindro seja isolado e removido, e seu conteúdo inspecionado. O vídeo a seguir reproduz a verificação de um cilindro de 25 kg:

Comentários

2 Comentários

  1. bom dia

    voces possuem o medidor de CO2 por ultrassom para venda??/

    • Atendimento | Bucka disse:

      Olá Cleverson. Sim, por favor entre em contato com a nossa Engenharia! O único detalhe é que a precisão da medição está ligada à temperatura ambiente. Deve ser utilizado em temperatura próxima dos 20-23 graus, sendo que acima desta temperatura há distorção na leitura em função da gaseificação do CO2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *