Conheça os tipos de mangueira de incêndio e suas funcionalidades


Mangueira de incêndio é uma das peças mais importantes e essenciais em sistemas de combate a incêndio, seja em edifícios residenciais ou instalações industriais de alto risco. Mas você sabe quantos tipos diferentes de mangueiras de incêndio existem por aí?

Existem muitos tipos de mangueiras de incêndio e independentemente de sua finalidade, as mangueiras de incêndio precisam ser duráveis e resistentes para suportar água em alta pressão ou ainda solução de espuma em sistemas industriais.

Além de suportar a força da água e resistir aos fatores externos, elas precisam ser o mais leve possível para um controle rápido e eficiente do incêndio e de fácil manejo por parte do operador ou bombeiro.

Categorias específicas de mangueira de incêndio

Dentro desse universo de mangueiras de incêndio o mercado especializado as categoriza em tipos que vão de 1 a 5, de acordo com a ABNT NBR 11861, sendo divididas pela sua capacidade e funcionalidade em diferentes situações..

O tipo 1 é relacionado a mangueiras leves e simples, muito utilizadas em condomínios residenciais. Somente disponíveis no diâmetro de 1.1/2”.

O tipo 2 é indicado ao comércio, indústria e Bombeiros, por conta do seu revestimento resistente.

As de tipo 3 são utilizadas em ambientes navais e industriais, com elevada resistência a pressão.

As de tipo 4 possuem maior resistência ao contato físico, como raspagens ou fricções em superfícies.

As de tipo 5 são utilizadas na indústria e costumam ser muito mais resistentes às raspagens contra superfícies que a de tipo 4, além de não furarem ou deteriorarem ao ter contato com produtos químicos.

Se você precisar investir em uma mangueira de incêndio verá que há uma diversidade delas para escolher e de estilos diferentes, mas cada uma tem sua função e desempenha um papel diferente. É preciso saber a situação em que você se encontra e o motivo que precisará usar que vai garantir que você escolha o certo, em algumas situações, pode ser necessário conectar um equipamento interno, ou em outros casos pode estar conectado a um hidrante e, claro, você não pode esquecer a saída para o uso dos bombeiros.

O mais importante é ter a ajuda de profissionais especializados no assunto, conte com a Bucka para encontrar o melhor modelo de mangueira para o seu objetivo e sua segurança.

Sobre a Bucka

Somos uma empresa especializada e dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de prevenção e combate a incêndios e poderemos ajudar você a fazer a escolha certa. Aproveite para descobrir mais sobre nossos produtos e serviços.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *