Extintores de incêndio portáteis e sobre rodas – entenda a diferença e onde cada um pode ser aplicado

Categoria: Sem categoria

Todo sistema de combate a incêndios precisa ter um planejamento de armazenamento, instalação e quais equipamentos usar para cada caso. Os sistemas de supressão ao fogo precisam de extintores de incêndio, que estão disponíveis nas opções portátil ou sobre rodas. Por serem semelhantes entre si, é necessário entender como cada um funciona e qual é a melhor forma de usá-los, para que, assim, sua escolha seja a melhor possível para o seu empreendimento.

O que é um extintor portátil

Este é o modelo mais comum no mercado, já que é um cilindro instalado em paredes de estabelecimentos que recebem um grande contingente de pessoas diariamente. Ele deve pesar menos de 20kg, o que o torna compacto e leve, e, por isso, pode ser manuseado e operado sem outros equipamentos.

Os extintores carregados com água podem combater os incêndios de classe A. Se utilizam espuma, são próprios para o combate de classes A e B (líquidos inflamáveis), ou ainda com gás carbônico (CO2), que elimina os fogos de classe B e C. Há ainda o tipo pó químico BC e ABC, saponificante que combate os incêndios de classe K e FE-36, relacionados a ambientes com ressonância magnética e equipamentos sensíveis.

O que é um extintor sobre rodas

Também chamado de carreta, ele tem rodas acopladas em seu cilindro. Como é de um tamanho maior que o extintor portátil, possui maior carga e consequentemente é apto a combater fogos de maiores proporções. A carga nominal vai de 20 até 70 kg.

Como diferenciar e escolher entre os dois tipos de extintores

Eles são bem semelhantes entre si, mas possuem tamanhos completamente diferentes entre si. Quanto menores forem, mais facilmente serão de se mover e menos peso terão quando for necessário agir de forma rápida e eficiente para o combate.

Os extintores com rodas são perfeitos para riscos maiores, pois têm maior capacidade e se locomovem mais eficientemente ao combater focos de fogo e evitar que se espalhem por todo o espaço. Se o caso é de um lugar menor, o extintor portátil pode ser a solução, já que tem manuseio simples.

Tem ainda alguma dúvida sobre os dois tipos de extintores? A Bucka ajuda você a escolher o que é mais adequado para o seu empreendimento. Somos uma empresa especializada e dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas prevenção e combate a incêndios e poderemos ajudar você a fazer a escolha certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *