Função dos hidrantes no combate a incêndios

A água é o agente extintor mais utilizado em incêndios, na grande maioria dos casos. Por ser barata e abundante na natureza, pela sua facilidade de armazenamento e de transporte, pela multiplicidade de aplicação do seu jato, cria no Estado uma constante preocupação com o seu suprimento, principalmente, no que diz respeito a sua utilização no combate a incêndios, que necessitam desse agente, proveniente de uma fonte disponível, no local.

Para isso, existem os hidrantes urbanos, que são aparelhos de ferro fundido, instalados na rede pública de água da cidade, pela companhia que a administra, com o propósito de servir de ponto de abastecimento das viaturas do Corpo de Bombeiros. São destinados ao combate de incêndios e outras operações, e estão sempre ligados aos encanamentos de abastecimento de água, permitindo a adaptação de bombas e/ou mangueiras para o serviço de extinção de incêndios.

Tamanha importância exige que os hidrantes estejam sempre em ótimas condições, para serem utilizados pelos Bombeiros, em casos de emergências. Além disso, eles também atuam como fontes avançadas de água, qe permitem sua utilização em outros serviços, como a retirada de impurezas das ruas (quando em número muito grande) e a limpeza de logradouros públicos, após inundações, onde exista o acúmulo de lama e destroços que possam obstruir seu uso.

É válido salientar, também, que a utilização, tanto quanto a manutenção dos hidrantes, são restritas, privativamente, ao Corpo de Bombeiros e a companhia de saneamento básico da sua cidade/estado, sendo o uso deles, por qualquer outro órgão ou pessoa, passível de penalidades legais.

Comentários

3 Comentários

  1. Bucka disse:

    Valdiogenes,
    Obrigado pelo comentário.

    Atenciosamente,
    Equipe bucka

    • João Paulo disse:

      O site em si é muito interessante.

      Informações precisas e que realmente tiram muitas duvidas.

      Obrigado.

      • Atendimento | Bucka disse:

        Olá João Paulo,

        Obrigado pela confiança!
        Todos os meses saem artigos bem interessantes, vale a pena conferir! Sempre que tiver alguma dúvida também que é só mandar pra gente.

        Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *