O uso de canhões para dispersão de tumultos

O uso de canhões para dispersão de tumultos

Além da aplicação tradicional no uso de combate a incêndio e resfriamento, os canhões monitores também tem sido utilizados para conter tumultos e manifestações. Os canhões para dispersão de multidões, ou canhões do tipo “riot control”, como são conhecidos, oferecem a possibilidade de substituição do tradicional, e muito criticado, gás lacrimogêneo, principalmente, no caso de grandes aglomerações e manifestações, como as que enfrentamos no último mês de junho, e que proporcionaram cenas duramente criticadas, devido a atuação da polícia militar, justamente pelo uso desmedido de gases e bombas, a fim de conter o ímpeto dos manifestantes.

Nesse caso, embora os canhões de “riot control” também dispersem material, que pode ser tanto somente água, quanto tinta. Sua aplicação e uso permitem recursos interessantes, como a dispersão primeiramente, só do jato de água pura ou com tinta para “marcar”, por meio das manchas deixadas por esta os verdadeiros alvos do canhão e de alguma maneira reduzir a incidência de inocentes atingidos pelos jatos.

O canhão de “riot control” já começa a ganhar popularidade como equipamento ideal para esse tipo de situação. Tanto que, recentemente, vários deles foram usados, na Turquia, nos protestos que ocorreram por lá nos últimos meses. Fato que motivou a Polícia Militar do estado de São Paulo a abrir licitação para adquirir os equipamentos, sobre a alegação de que o produto é de extrema importância, mas que o estado não investiu ao longo dos anos, em equipamentos para controle de distúrbios civis.

Em alguns casos recentes em São Paulo, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi deslocado para eventualmente utilizar o canhão de incêndio para esta aplicação. Contudo, é recomendável que o equipamento tenha sido projetado especificamente para dispersão de multidões, sendo desejável o controle remoto para permitir a operação da cabine de comando.

Acesse a página, abaixo, e veja os modelos de canhões monitores fabricados pela Bucka:

https://www.bucka.com.br/canhao-monitor/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *