Prevenção de acidentes em cozinhas industriais

Quando o assunto é incêndio em cozinhas, deve-se ser extremamente cauteloso, já que o combate ao fogo nesses locais deve ser diferenciado.

No dia a dia de uma cozinha industrial, muitos materiais combustíveis são utilizados e, as vezes, um deslize basta para que um acidente mais grave aconteça. Para evitar incêndios, alguns cuidados devem ser tomados, primeiramente na parte estrutural.

No caso de queima de óleos e gorduras, não é, em hipótese alguma, usada a água como forma de combate, já que o óleo pode ser projetado, alastrando as chamas enquanto se espalha pela cozinha. Sendo assim, é obrigatória a instalação de um sistema fixo de combate a incêndios em locais como esse.

Sistema de Cozinhas IndustriaisO sistema de proteção VELOZ®, da Bucka, é dotado de agente extintor saponificante (wet-chemical). Age resfriando as superfícies e reagindo com a gordura quente, formando assim uma camada isolante que impede o contato da gordura com o ar, impossibilitando assim a volta do fogo.

Acima de tudo, os funcionários devem estar treinados para agir em qualquer situação, afastando-se do perigo, além de tomar cuidados imprescindíveis como os de limpar os filtros exaustores com frequência, impedindo o acúmulo de gordura e a cautela com o uso de fritadeiras e fornos.

É importante contar também com extintores classe K, portáteis, para combate a princípios de incêndio. Este extintor conta com o mesmo agente saponificante do sistema Veloz e é fabricado em aço inox com acabamento polido.

Ainda assim, uma brigada de incêndio treinada deve estar próxima ao local, além de um planejamento preciso de evacuação do local em casos extremos.

Lembre-se: uma cozinha bem equipada garante a segurança tanto de seus funcionários quanto das pessoas próximas. Evite acidentes.

Comentários

2 Comentários

  1. barbara disse:

    Ola. Como devo proceder no caso de Incêndio na cozinha industrial

    • Bucka disse:

      Olá Barbara,

      Obrigado pelo comentário.
      Em caso de incêndio recomendamos que todos os funcionários se afastem do perigo. Além disso, é fundamental que todos tenham treinamento prévio para essa situação.
      Iremos desenvolver um artigo sobre esse tema.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *